ESTRATÉGIA NACIONAL DO MP DIGITAL: O INGRESSO NO MUNDO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

  • Isabela Franco
  • Monica Abrantes Galindo de Oliveira UNESP

Resumo

A sociedade contemporânea tem se tornado, e de modo particular no contexto pós-pandêmico, cada vez mais complexa e digital, com os avanços da automatização, a Internet das Coisas e tantos outros conceitos acerca dos quais houve um aumento exponencial do interesse público nos últimos tempos. Por sua vez, o Ministério Público, alinhado a essa realidade, tem adotado a inteligência artificial de modo crescente em seus processos. Haja vista os possíveis benefícios advindos da utilização da inteligência artificial, foi instituída no âmbito do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), a Estratégia Nacional do Ministério Público Digital (MP Digital), mediante a Resolução nº 257, de 14 de março de 2023 (Conselho Nacional do Ministério Público, 2024). O MP Digital tem por objetivo determinar eixos de atuação do CNMP que contribuam no fomento à inovação digital em todo o Ministério Público. O presente artigo tem por objetivos a análise de conceitos basilares relacionados à inteligência artificial, bem como a apresentação de exemplos de ferramentas já implementadas ou em fase de desenvolvimento que utilizem tecnologias de inteligência artificial, no âmbito do Ministério Público Federal e do Ministério Público do estado de São Paulo. Também, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica documental qualitativa de teses e dissertações, de livros acerca da temática, bem como análise de levantamento já realizado pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público, acerca de iniciativas de inteligência artificial desenvolvidas ou em desenvolvimento nos ramos e unidades do Ministério Público. A partir dos levantamentos realizados, verificou-se que a utilização da inteligência artificial no âmbito do Ministério Público é uma tendência e uma recomendação,  visando-se elevar ainda mais o padrão de qualidade que já vem sendo adotado no trabalho prestado pelo parquet em âmbito nacional.  

  

Biografia do Autor

Isabela Franco

Possui graduação em Direito pela Universidade de Franca (2010), pós-graduação em Direito Penal pela Faculdade Cidade Verde (2019). Mestranda no Mestrado Profissional em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Analista de Promotoria II do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Monica Abrantes Galindo de Oliveira, UNESP

Licenciada em Física, Mestre em Ensino de Ciências e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - São José do Rio Preto, colaboradora do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu de Biociências (UNESP - São José do Rio Preto), docente permanente do Programas de Pós-Graduação Planejamento e Análise de Políticas Públicas da UNESP - Franca.

Referências

A História da IA (Videoaula). Escola Nacional de Administração Pública – Enap. Disponível em https://www.escolavirtual.gov.br/curso/1088. Acesso em 19 jun. 2024.

ATZORI, Lera, A. & Morabito, G. (2010). The Internet of things: A survey. Computer Network, pp. 2787-2805.

ANTUNES, Josué Batista. Uma plataforma para gerenciamento e aplicações em Internet das Coisas. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2016.

CAMARGO, Solano de. Manual de engenharia de prompts no direito (livro eletrônico): potencializando a prática jurídica com o ChatGPT, o Google Bard e outras inteligências artificiais generativas. 1. ed. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2024. ePub E-book baseada na 1° edição impressa. ISBN 978-65-260-1846-0. Disponível em: https://next-proview.thomsonreuters.com/title. Acesso em 28 set. 2024.

Conselho Nacional do Ministério Público. Comissão de Planejamento Estratégico. Disponível em https://www.cnmp.mp.br/portal/institucional/comissoes/comissao-de-planejamento-estrategico/mp-digital/apresentacao-mp-digital. Acesso em 01 out. 2024.

Conselho Nacional do Ministério Público. Construção da Estratégia Nacional do MP Digital. Inovação e Transformação Digital no Ministério Público. Iniciativas de inteligência artificial. Disponível em https://www.cnmp.mp.br/portal/images/Comissoes/CPE/MP_Digital/Publica%C3%A7%C3%B5es/Relat%C3%B3rio_IA_2023.pdf

FILHO, Oscar Gabriel. Inteligência artificial e aprendizagem de máquina: aspectos teóricos e aplicações. 1. ed. São Paulo, SP: Blucher, 2023. E-book. Disponível em https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em 28 set. 2024.

JOANGUETE, Celestino Vaz Tomás Jone. O retorno ao antropocentrismo na era antropocena da inteligência artificial generativa. VI Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. Anais de Resumos Expandidos. ISSN 2675-4169, Vol. 1, N. 6 (2024).

PICAZIO, Joseph Rodrigo Amorim. Inteligência artificial e seus impactos nos direitos sociais: um panorama da convergência e dos desafios da IA para a efetividade dos direitos e garantias fundamentais. Belo Horizonte, MG: Dialética, 2024. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 29 set. 2024.

SOUZA, Talitha Pedras Figueiredo Campos de Carvalho. O uso da tecnologia no Poder Judiciário Brasileiro: a inteligência artificial nos tribunais e a gestão de conflitos. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da UNIVERSIDADE FUMEC. Belo Horizonte, 2022.

SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. Traduzido por Daniel Moreira Miranda. São Paulo: Edipro, 2016.

Downloads

Publicado

2025-07-03

Edição

Seção

Artigos