Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo é qualificada pela CAPES e está aberta às mais variadas abordagens teóricas e metodológicas, priorizando textos interdisciplinares e análises críticas.
Os artigos científicos devem abordar preferencialmente o papel do Ministério Público no Estado Democrático de Direito. Contudo a Revista espera a participação de toda a comunidade acadêmica, não se restringindo a ser um veículo de comunicação apenas do Ministério Público.
Possui as seguintes Seções Temáticas: I) Temas Interdisciplinares; II) Ministério Público; III) Ciências Criminais; IV) Tutelas Difusas e Coletivas; V) Teoria Geral do Direito, as quais englobam as linhas de pesquisa definidas pela Escola para o fomento da atividade de pesquisa científica.
A RJESMPSP é semestral, o recebimento de submissões se dá em fluxo contínuo e seu formato é online.
Processo de Avaliação pelos Pares
A avaliação dos trabalhos submetidos é realizada por meio do sistema denominado “double blind peer review”, no qual cada trabalho submetido é avaliado, de forma anônima, por dois pareceristas doutores.
Periodicidade
A Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público tem periodicidade semestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.