A corrupção privada no Brasil

Autores

  • Anna Cecília Santos Chaves

Palavras-chave:

Corrupção privada, Corrupção privada nos tratados internacionais, Corrupção privada no direito estrangeiro, Corrupção privada no Brasil, Crimes de concorrência desleal, Eficácia dos instrumentos jurídicos e administrativos de repressão à corrupção.

Resumo

Busca-se tratar do tema da corrupção privada à luz do ordenamento jurídico brasileiro. Para tanto, procura-se, inicialmente, delimitar seu âmbito conceitual, partindo-se da análise do conceito geral de corrupção. Após, examina-se o tratamento dado à corrupção privada no Direito Internacional e no direito estran geiro. A partir dessas premissas introdutórias, tenta-se traçar um panorama, ainda que impreciso, em face da escassez de dados estatísticos e estudos acadêmicos da corrupção privada no Brasil. Também se discute, no presente trabalho, acerca dos instrumentos jurídicos de repressão a essa espécie delituosa que figuram em nosso ordenamento, analisando-se seus elementos e sua eficiência prática na tutela dos bens jurídicos que ensejaram a sua criação. Discute-se também a eficácia do Direito Penal como instrumento de repressão dessa modalidade de corrupção perante os demais instrumentos de que dispõe o ordenamento pátrio.

Biografia do Autor

Anna Cecília Santos Chaves

Doutoranda na área de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – Universidade de São Paulo. Bolsista de Doutorado em Direto da FAPESP. Possui especialização em Ciências Criminais pela Universidade Cândido Mendes e graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2014-01-17

Edição

Seção

Artigos